Em Destaque :
Home » » Acordes

Acordes

Postado por Anônimo on 22 de agosto de 2012 | 8/22/2012

1) Quando tocamos notas sequenciais (uma por vez), chamamos está sequência de melodia.
2) 2) Quando tocamos duas ou mais notas simultâneas, chamamos este grupo de notas de harmonia.

Tendo como ponto de partida os conceitos citados, pode-se dizer que acorde não vem do verbo acordar, e sim que acorde na música é uma forma de harmonia. Mas como é feita essa harmonia?
Quando aprendemos a tocar violão, aprendemos por observação que um acorde de Dó Maior possui as notas Dó – Mi – Sol. Esse conjunto de três notas se chama Tríade (quando quatro notas: Tétrade ou Tetracorde, quando cinco notas: Pentacorde) estas três notas não são escolhidas por acaso, possui aí uma lógica: é o intervalo de Terças*, sendo a escala de Dó Maior Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si, as Terças do Acorde de Dó Maior seriam Dó – Mi – Sol – Si. As Terças do Acorde de Ré Menor seguindo o mesmo princípio são Ré - Fá - Lá - Dó. E assim por diante.
Os acordes podem ser Maiores, Menores, Aumentados, Diminutos, entretanto vou falar só daqueles básicos os maiores e menores.

CIFRA A cifra é uma forma prática de se escrever um acorde, isso facilita no aspecto de que o músico não precisa ler o nome do acorde (que às vezes pode ser extenso) ele apenas o interpreta por meio de “código”, assim quando ele ver um C em cima de um trecho de letra de música saberá que deverá tocar o acorde de Dó Maior. Confira tabela abaixo:

C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
A = Lá
B = Si

Como citei anteriormente, existem acordes Maiores e Menores, o Campo Harmônico Maior é composto de 3 acordes Maiores, 3 acordes Menores e 1 acorde Diminuto na seguinte sequência:

Campo Harmônico C

C – Dm – Em – F – G – Am – B°

Este é o campo harmônico de Dó Maior, quando há um “m” minúsculo na cifra (depois da letra) isso indica que o Acorde é Menor, quando não há nada, o Acorde é Maior, e perceba que o último Acorde é diferente, esse é o acorde Diminuto que também pode vir escrito da seguinte forma Bm7 (b5).

Acordes Maiores e Menores. Por quê?
A música nada mais é que a transmissão de ideias, sentimentos, entre outras coisas por meio de sons, assim cada tipo de acorde contribui para isso tendo cada um sua característica específica. O Acorde Maior, por exemplo, é um acorde alegre que passa a ideia de positivismo enquanto que o Acorde menor possui ideia contrário ao do Maior

O desenho dos Acordes geralmente é apresentado no que chamamos de Grade, que assim como a Tablatura simula o braço da guitarra. Desenho seria a disposição dos dedos da mão nas cordas. Cada dedo corresponde a um número sendo na respectiva ordem Indicador, médio, anelar e Mínimo correspondentes aos números 1, 2, 3 e 4. Confira como são formados os acordes:

GRADE
Formação do Acorde de C Maior



clique na imagem para ampliá-la


TABLATURA

clique na imagem para ampliá-la


Nota: Existem muitas outras posições para se executar o mesmo acorde.

Intenções

Cada Acorde possui uma intenção, se você toca C – F – G – C perceberá que o Acorde de F cria uma expectativa em relação ao anterior C, e que G dá a ideia de pergunta, mistério, suspense que logo é aliviado ao se tocar C novamente, essa intenção auxilia ao se compor uma música onde a idéia que cada trecho da letra passa é asociado a um acorde equivalente. Ressalto que toda a explicação feita aqui gira em torno da escala de C (Dó Maior) portanto Campo Harmônico de Dó Maior.
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Início | Wagner Pimentel | Hipper Downloads
Copyright © 2011. Gb6 - All Rights Reserved
Template Modify by Creating Website Inspired Wordpress Hack
Proudly powered by Blogger